
Não deve ser coincidência!

Começam a ser mais perceptíveis nas últimas sessões da Câmara de Vereadores de Pelotas duas situações. A primeira, que não é de hoje, a constante ausência de vereadores em plenário. Já melhorou, mas continua. A segunda relaciona-se com a primeira, falta de quórum e coincide quando a vereadora Fernanda Miranda (PSOL) vai falar na tribuna. Na terça-feira, às 8h46min, ela começou a falar e ficaram seis em plenário. Nesta quarta, às 9h22min (foto), nova fala e, além dela, Jurandir Silva (PSOL), Dila Bandeira (PSDB) e Paulo Coitinho (Cidadania). Vereadora Cristina Oliveira (PDT) entrou no plenário às 9h24min. O quórum mínimo para uma sessão funcionar é de sete vereadores.
DUPLA
Agostinho Meireles não veio sozinho para Pelotas na terça-feira. Com ele viajou Alexandre Garcia, irmão do vereador Anderson Garcia (Podemos). Os dois chegaram no inicio da tarde e permaneceram em Pelotas até a manhã de quarta.
ENCONTROS
A primeira conversa, às 13h30min, foi com Anderson, no posto Paulo Moreira, na avenida Dom Joaquim. Papo forte e direto. O vereador fez relato da situação e deixou clara a posição do grupo sobre a sucessão na presidência da Câmara.
ENCONTROS II
Depois Agostinho e Alexandre deslocaram-se para uma casa na rua Gonçalves Chaves, perto do Boca do Lobo. As conversas foram com Rafael Barriga (UB), Marcos Ferreira (sem partido), Paulo Coitinho (Cidadania), Cristiano Silva (UB), Reinaldo Elias (PSD) e, por telefone, José Sizenando (UB).
POSIÇÕES
Mesma pauta e ponderações. Feitas possíveis projeções de composições, tendo o nome do vereador Carlos Júnior (PSD) como presidente. Nada feito. Agostinho e Alexandre tiveram a certeza de que “o jogo tá jogado”.
BIGODE
Vereador Marcos Ferreira (sem partido) conversa com o Espeto. Frase dita: “A minha palavra vale mais que qualquer cargo na Câmara”. Para aprovar a Resolução que permite a reeleição de membros da Mesa Diretora para o mesmo cargo, na mesma legislatura, disse que não concorreria a presidente.
BIGODE II
Mas não disse que não aceitaria a indicação para outra função, como a de primeiro secretário, tratado nas últimas conversas. Nestas, Ferreira tentou apoio para manter indicações de três cargos prerrogativos da presidência. Não levou.
FORA
Nova frase do presidente: “Não quero cargo na Mesa. Já disse”. Está dito. Ferreira deverá decidir, até o final do ano, seu caminho partidário. Disse que aguardaria o resultado da eleição.
CHAPA
Assim ocorrendo, o vereador Paulo Coitinho (Cidadania) deve continuar como primeiro secretário. Aberta está a segunda vice-presidência, que tem a indicação de Rafael Barriga (UB). Seguem as negociações.
SITUAÇÃO
Proposta pelo vereador Marcos Ferreira (sem partido), Câmara de Pelotas realiza audiência pública às 10h desta quinta para debater a situação dos cursos profissionalizantes no Colégio Pelotense.
ENTENDA

Vereador Jone Soares (PSDB) fala sobre a baixa qualidade das fraldas entregues pela Secretaria de Saúde para quem delas necessita. Não levou o apetrecho para a tribuna, mas fez foto depois. Indicou que o produto não resiste ao uso diário e ter conversado com a secretária Roberta Paganini. A explicação foi em função das licitações, vencendo o menor preço. Possibilidade de nova formulação nos editais, com especificidades também para a qualidade. O vereador Rafael Amaral (PP) levou um travesseiro e um quimono para a tribuna e o falecido vereador Jair Bonow (PP), uma rama com folhas de fumo.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário